Abril Verde, um movimento pela saúde e segurança do trabalhador
Home → Blog
Abril Verde, um movimento pela saúde e segurança do trabalhador
19/04/2021 - 07:52:45O mês marca a visibilidade das ações promovidas para prevenção dos acidentes de trabalho
16 de abril de 2021
O Abril Verde é um movimento que compreende ações de conscientização sobre a segurança e saúde no trabalho. É utilizado como símbolo da iniciativa o laço verde, cor escolhida por representar a saúde.
A escolha do mês de abril foi em razão do calendário apresentar o Dia Mundial da Saúde, 07/04, e o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho, 28/04.
A segunda data foi estabelecida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) no ano de 2003, em memória aos 78 funcionários mortos por acidente de trabalho na Virginia (EUA), em 28 de abril de 1969. No Brasil, adicionada ao calendário nacional pela lei nº 11.121 de 2005.
A mobilização envolve órgãos públicos, privados, entidades de classe e a sociedade civil para a disseminação de informações técnicas e qualificadas, com a premissa de produzir iniciativas para medir os riscos no ambiente laboral, promover a cultura de prevenção e valorização da vida.
Abril Verde e o setor da construção civil
Em tempos de pandemia de Covid-19, os cuidados com a saúde dos trabalhadores, sobretudo os que exercem serviços essenciais, são ainda mais fundamentais. Estar em conformidade com as normas regulamentadoras e realizar o controle e inserção de sistemas de segurança nas obras, como o fornecimento de EPIs adequados, informações sobre o uso correto do maquinário, padrões de edificações, medidas de segurança nas alturas e de meio ambiente de trabalho, dentre outras ações preventivas para o bem-estar dos trabalhadores, se tornam imprescindíveis.
A ABRAINC, com a missão de promover o aperfeiçoamento das relações de trabalho e garantir a saúde dos trabalhadores dentro da cadeia de incorporação, tem um grupo técnico que se reúne para a discussão dos assuntos relacionados à segurança do trabalho, com trocas de informações, boas práticas e experiências. E viabilizou o monitoramento desde março de 2020, por meio de uma pesquisa semanal com as Associadas, da eficácia dos protocolos adotados nos canteiros de obras, a fim de reforçar os cuidados e evitar a disseminação do coronavírus entre os colaboradores.
Será lançada também uma pesquisa com as Associadas sobre acidentes nos canteiros de obras, que possibilitará um indicativo do número específico de ocorrências em relação às demais categorias e se as medidas para segurança estão sendo bem executadas.
O setor faz parte das atividades econômicas fundamentais para a retomada da economia. A construção civil foi responsável pela geração de 43.469 empregos com carteira assinada, 10,8% do total de vagas geradas no país, segundo dados do Caged de fevereiro de 2021, o que aumenta a expressão e a necessidade do movimento Abril Verde.
A ABRAINC convida a todos para que, juntos possamos pensar e, cada vez mais, colocar em prática iniciativas em defesa dos trabalhadores e do ciclo da cadeia produtiva do Brasil.